Saúde

Saúde bucal

O fio dental, escova e creme dental são usados por apenas 53% da população, segundo pesquisas do IBGE, 89% realiza a higienização menos de 2 vezes por dia. Ou seja, aquela velha lição de escovar os dentes após cada refeição não está sendo praticada. Uma boca saudável é essencial para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente. Além disso, os dentes ajudam também na articulação de palavras, sendo fundamentais, portanto, no processo da fala.

A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), já comprovou que o corpo humano trabalha com perfeição quando todos os seus órgãos estão em boas condições de saúde. E para que essa harmonia saia do eixo basta que um órgão esteja em defasagem, ou seja, em más condições de seu funcionamento.
O que muitas pessoas não sabem é que a saúde bucal é importantíssima pois, se deixada de lado, fungos e bactérias podem se proliferar e acabar atingindo outros órgãos e suas funções, trazendo doenças sérias. Você sabia que um desleixo com a boca pode causar até doença cardíaca?
O fio dental, escova e creme dental são usados por apenas 53% da população, segundo pesquisas do IBGE, 89% realiza a higienização menos de 2 vezes por dia. Ou seja, aquela velha lição de escovar os dentes após cada refeição não está sendo praticada.
Uma boca saudável é essencial para garantir uma boa mastigação dos alimentos e conseguir um processo de digestão eficiente. Além disso, os dentes ajudam também na articulação de palavras, sendo fundamentais, portanto, no processo da fala.

Saiba um pouco mais sobre os problemas mais comuns na boca:
*  Cárie: são causadas por um ácido produzido pelas bactérias da boca (bactérias estas que estão presentes na microbiota oral de todos nós) dissolvendo os tecidos duros do dente (esmalte, dentina e cemento). Este ácido é produzido à partir de restos de alimentos ou açúcar na superfície do dente. Assim, quando ingerimos alimentos e bebidas doces há um acúmulo das bactérias causadoras da cárie, deixando o pH menor do que o comum, ou seja, ácido.
* Mau hálito: tem várias causas, dentre elas: higiene bucal inadequada (falta de escovação adequada e falta do uso do fio dental); gengivite; ingestão de certos alimentos como, alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca (causada por certos medicamentos, por distúrbios e por menor produção de saliva durante o sono); doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
* Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.
* Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que coloniza a cavidade bucal. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.
* Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso escovar os dentes todos os dias, após cada refeição e também uma última vez antes de dormir, utilizando uma escova de dente de tamanho adequado, com cerdas macias e creme dental com flúor. A complementação da escovação deve ser feita utilizando o fio dental entre todos os dentes.
Manter uma alimentação saudável, controlando a frequência da ingestão de alimentos doces, principalmente entre as refeições também colabora com a saúde bucal. Quem usa aparelho ortodôntico, deve se preocupar mais com a limpeza dos dentes, gengiva e o uso do flúor, pois o aparelho retém muito restos de alimentos.
É importante também aproveitar os momentos da escovação dos dentes para observar se existem lesões (manchas, caroços, inchaços, placas esbranquiçadas ou avermelhadas, feridas), principalmente na língua, bochecha, lábios, céu da boca, embaixo da língua ou na garganta. As lesões bucais mais comuns são feridas provocadas por próteses removíveis (dentaduras), aftas, herpes labial e inflamações gengivais. Todas estas são benignas. Entretanto, em alguns casos, o câncer pode ocorrer na boca.
Se você tem mais de 40 anos de idade, é ou foi consumidor frequente de tabaco e bebidas alcoólicas, e encontrar alguma lesão procure um profissional de saúde para fazer um exame preventivo para o câncer de boca. O exame é visual, rápido e indolor. Quando o câncer é diagnosticado logo que surge, ele pode ser curado com mais facilidade.

Cuidados diários e básicos são a melhor saída para evitar maiores desconfortos na cadeira do dentista, como, por exemplo:
* Escovar corretamente os dentes, usando sempre o fio dental para auxiliar no melhor resultado;
* Ter uma boa alimentação, evitando gorduras e doces em excesso, mas quando ingeridos escovar os dentes após a refeição;
* Trocar regularmente a escova de dente e não emprestar de outras pessoas;
* Sempre fazer a higiene bucal depois de todas as refeições;
* Beber muita água para hidratar não somente a boca, mas todo o organismo.

Além de todas essas dicas básicas, é imprescindível que se tenha uma rotina de visitas ao dentista, no mínimo à cada 6 meses. Checar se está tudo bem, fazer uma limpeza profissional e sanar possíveis problemas eventuais, para que estes não venham a ser uma doença mais séria no futuro.
Ainda que tudo esteja aparentemente bem pequenos problemas podem crescer, tornando-se perigosos.

 

Biografia:

IMG_6146

Michele K. B. Machado formou-se em Farmácia, no ano 2000, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Focou seus estudos na gestão de pessoas e, no varejo farmacêutico, onde atuou nestes 18 anos de formação.
Sua responsabilidade profissional e, seu viés social proporcionaram verdadeiros cases de sucesso no cuidado à saúde da comunidade. Sempre pautada em orientações verticalizadas e socialmente necessárias contribuiu para a manutenção e geração de cuidado à saúde das comunidades em que esteve inserida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s