Saúde

Quanta riqueza há na música!

A música tem uma imensa importância como parte da cultura popular e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação das crianças e, conceitualização dos meios de amplificação da musicalização. A música nos mostra que não é somente uma junção de sons e letras, mas sim um rico subsídio que pode fazer a diferença nas escolas. Ouvir música promove a liberação de dopamina, assim como o sexo e o chocolate. A dopamina é um neurotransmissor com inúmeras funções importantes, entre elas: o movimento, a memória, a recompensa agradável, o comportamento e cognição, a atenção, o sono, o humor e a aprendizagem. Aos meus amigos músicos: transbordem e nos façam transbordar.

Com que frequência você ouve música? Ela é sempre coadjuvante em sua rotina ou você tem o hábito de reservar um tempo para contemplá-la como um todo?
Não importa se você gosta de pop, rock, pagode, clássicas, um choro, um sambinha ou música eletrônica, ouvir música é considerado uma boa opção para lidar com as emoções e até mesmo controlá-las, principalmente quando existem dificuldades em expressar e comunicar o que está se pensando e/ou sentindo.
Viver em um lar que respira música pode modular genes responsáveis por funções cerebrais, ou seja, induzir mudanças benéficas nos campos neurais e psicológicos.
Se ouvir música já é parte da sua rotina, você já sabe que é possível encontrar nela um mecanismo para equilibrar mudanças de humor. Por conta das características rítmicas e repetitivas, a música age em várias áreas do córtex acalmando e reduzindo a impulsividade. Também contribui para um melhor desempenho das capacidades cognitivas como raciocínio, memória e pensamento lógico.
Ouvir música promove a liberação de dopamina, assim como o sexo e o chocolate. A dopamina é um neurotransmissor com inúmeras funções importantes, entre elas: o movimento, a memória, a recompensa agradável, o comportamento e cognição, a atenção, o sono, o humor e a aprendizagem.
A música tem uma imensa importância como parte da cultura popular e, portanto, como conhecimento a ser trabalhado no contexto da educação das crianças e, conceitualização dos meios de amplificação da musicalização. A música nos mostra que não é somente uma junção de sons e letras, mas sim um rico subsídio que pode fazer a diferença nas escolas, pois desperta o indivíduo para um mundo satisfatório e prazeroso para a mente e o corpo, facilitando a aprendizagem e também a socialização.
A música tem um grande poder de interação e desde muito cedo adquire grande relevância na vida de uma criança despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciadas por facilitar a aprendizagem e instigar a memória das pessoas.
No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios ( pausas ). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais.
A música é uma linguagem universal e ao mesmo tempo uma manifestação cultural e artística de um grupo de indivíduos. O veículo perfeito para expressar nossos sentimentos e gritos de liberdade.
Somos seres essencialmente musicais.
Música inspira.
Música faz pensar.
Música transforma.
A música nos transporta a um outro universo, mais contemplativo e lúdico. Proporciona qualidade de vida a quem toca, a quem ouve e, a quem acredita em seu poder envolvente.
Qual música é a protagonista da sua história?
A música nos remete à memórias, cheiros, pessoas, lugares. Nos proporciona experiências sensoriais que estão muito além da intelectualidade.
A linguagem musical é a perfeita conexão entre os homens e o meio, seus sentimentos e impulsos.
Aos meus amigos músicos: transbordem e nos façam transbordar.

 

Biografia:

thumbnail

 

Michele K. B. Machado formou-se em Farmácia, no ano 2000, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Focou seus estudos na gestão de pessoas e, no varejo farmacêutico, onde atuou nestes 18 anos de formação.
Sua responsabilidade profissional e, seu viés social proporcionaram verdadeiros cases de sucesso no cuidado à saúde da comunidade. Sempre pautada em orientações verticalizadas e socialmente necessárias contribuiu para a manutenção e geração de cuidado à saúde das comunidades em que esteve inserida

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: