Saúde

Inteligência emocional

Aprenda a se colocar no lugar do outro, em reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, isso nos torna mais sensíveis, receptivos e plurais. Aplicar uma visão macro da situação e ser capaz de vivê-la de forma diferente quando ocorrer novamente.

A inteligência emocional se traduz na capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
A essência da Inteligência Emocional se dá quando conseguimos conciliar o lado emocional e racional do cérebro, neutralizando as emoções negativas, as quais produzem comportamentos danosos e, potencializar as emoções positivas afim de gerar os resultados desejados.
A aplicação deste conceito possibilita a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando o arrependimento por atos e falas impulsivas.
O primeiro passo é se conhecer, analisar suas emoções e ações em resposta aos estímulos.
Isso é agir com inteligência emocional!!!

Mas, esteja ciente que a inteligência emocional é um processo gradual, requer tempo, calmaria e escolhas assertivas.
Uma dica muito boa para conhecermos melhor nossas emoções é colocá-las em um papel avaliando falas, expressões e decisões tomadas, depois refletir profundamente sobre todo o enredo. Aprenda a olhar por outro ângulo.
Aprenda a se colocar no lugar do outro, em reconhecer as emoções dos outros e entender seus comportamentos, isso nos torna mais sensíveis, receptivos e plurais.
Aplicar uma visão macro da situação e ser capaz de vivê-la de forma diferente quando ocorrer novamente.
Lembre-se também de ouvir o lado físico do seu corpo, sensações e sentimentos como calafrios, formigamentos e taquicardia podem sinalizar que precisamos prestar mais atenção ao momento.
Tenha em mente que todos nós passamos por momentos estressantes na vida, ou nos sentimos ansiosos por algum motivo. Aprender a lidar com as emoções e controlá-las nos colocará na direção certa conforme cada situação, e fará toda a diferença entre o equilíbrio e a disfunção.
Evite saltar de imediato para uma conclusão negativa quando vivenciar momentos de estresse. Seja otimista e lembre-se que cada situação possui diversas saídas, só nos resta procurá-las.
Segundo Goleman, psicólogo, escritor e PhD da Universidade de Harvard, e o grande responsável por popularizar o conceito de IE, o cérebro emocional responde aos acontecimentos de forma mais rápida do que o cérebro pensante. Por isso é importante se concentrar em suas ações e perceber a diferença entre o responder e reagir.
Quando vivenciamos o processo inconsciente de reação, onde experimentamos um gatilho emocional, expressamos nossas emoções de maneira instantânea, o que pode gerar arrependimentos e desvios de nossas metas.
Todo o processo se dá em aprendermos a responder aos estímulos, um processo consciente que envolve análise de como nos sentimos, para depois tomarmos a decisão de como nos comportarmos para a obtenção de nossos objetivos, de maneira saudável e positiva.
Canalize sua ansiedade.
Pratique a gratidão.
Uma das grandes vantagens das pessoas com inteligência emocional é a capacidade de se automotivar e seguir em frente, mesmo diante de frustrações e desilusões.

 

Biografia:

thumbnail

Michele K. B. Machado formou-se em Farmácia, no ano 2000, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Focou seus estudos na gestão de pessoas e, no varejo farmacêutico, onde atuou nestes 18 anos de formação.
Sua responsabilidade profissional e, seu viés social proporcionaram verdadeiros cases de sucesso no cuidado à saúde da comunidade. Sempre pautada em orientações verticalizadas e socialmente necessárias contribuiu para a manutenção e geração de cuidado à saúde das comunidades em que esteve inserida

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s