Fiz e Aprendi!

Professora Tatiane Anzini e a Arte da Contação de Histórias .

Uma das ferramentas mais importantes no processo de aprendizagem de uma criança é da contação de histórias ,sendo esta inserida na aprendizagem da Educação Infantil se torna avassaladora.

Uma das ferramentas mais importantes no processo de aprendizagem de uma criança é da contação de histórias ,sendo esta inserida na aprendizagem da Educação Infantil se torna avassaladora, propondo técnicas e meios do educador trabalhá-las em sala de aula. Ao contar uma história, o professor deve trabalhar de forma descontraída e alegre, onde a criança possa vivenciar um mundo diferente da sua realidade utilizando sua criatividade e imaginação e, assim, possibilitando seu desenvolvimento. As histórias devem proporcionar a formação do caráter e dar à criança perspectivas, mostrando um caminho onde elas possam se posicionar criticamente, avaliando sua realidade .

“Tudo que melhora,Melhora”

Sendo assim buscando mais conhecer mais desta área,conhecemos uma Turminha maravilhosa em um Workshop de Sorocaba a Turma da Tia Tati que tem mostrado o objetivo de Apresentar uma nova visão acerca do desenvolvimento da primeira infância. De familiarizar todos com a pedagogia da brincadeira e do lúdico. Demonstrar que é possível ensinar brincando e brincar aprendendo. Voltar às raízes folclóricas das antigas cantigas, jogos de roda e brincadeiras populares nordestinas. Valorizar a cultura nacional e apresentar possibilidades do uso de métodos antigos e muito fecundos na educação infantil e fundamental.

Gostou né,então vou lhes apresentar a idealizadora desta Turma,que tive o prazer de conhecer e participar de um de seus cursos.

Professora Tatiane Anzini.

“Tudo que melhora,MELHORA”

Workshop -Contação de história em Sorocaba

Quem é a Professora Tatiane Anzini?

Pedagoga, contadora de historias com formação nos “Professores do Riso”, formação em neolinguística básica I pelo Instituo Você 1234, e docência e Gestão do Ensino Superior.

Membro dos professores do Riso e noites de encantamento com Poliana Saveghago.Participou da oficina de poesia viva com a atriz Elisa Lucinda e Geovana Pires, projeto realizado entre feiras através da feira do livro (um momento muito especial na minha carreira, pois foi aqui que despertou a paixão em contar histórias).

Participou de alguns “Saraus” no Instituto Kaiser, dirigido por Lucas Arantes e no meio deste caminho encontrou duas pessoas especiais que a incentivaram na jornada pelo mundo das artes: Mara Sena e Eliane (Guardo com muito carinho em meu coração a ajuda das duas grandes amigas).

Trabalhou por sete anos no Grupo SEB, onde iniciou sua carreira como estagiária, passando depois pelos cargos de professora assistente de ensino, assistente de coordenação, multiplicadora digital e professora regular de ensino. Elaborou diversos projetos como o “Pequeno Príncipe” e “Cidadão de Papel” e foi uma das responsáveis pela elaboração da FECIARTE (Feira de Ciências e Artes).

Apaixonada pela poesia adora poemas e em breve publicará seu primeiro livro de poesias.

Sentindo a grande necessidade de compartilhar seu conhecimento criou cinco oficinas pedagógicas e há mais de dois anos vem difundindo a importância do lúdico e do brincar na infância e adolescência.

OFICINAS MINISTRADAS PELA CONTADORA DE HISTÓRIAS TATIANE ANZINI

Oficina I – Contação de Histórias com brincadeiras cantadas e ritmadas

Esta oficina de contação de histórias tem como objetivo aproximar os educadores com a cultura popular em formas de cantigas e brincadeiras.Perdidas no tempo, a antiga cultura popular tem perdido espaço para equipamentos eletrônicos que cada vez mais segregam as crianças do contato com o próximo. Ao resgatarmos brincadeiras que são realizadas em duplas ou em grupos, deixamos de lado a solidão ocasionada pelos equipamentos eletrônicos e fortalecemos valores como amizade, compreensão, empatia e solidariedade. Trabalhamos com músicas folclóricas, cantigas de roda, brincadeiras populares nordestinas, cultura popular e brincadeiras ritmadas.

Oficina II – Psicomotricidade com passagem pelas lendas e brincadeiras folclóricas

O objetivo desta oficina é capacitar os professores a desenvolver a plena capacidade da psicomotricidade em seus alunos. Direcionado para Educação Infantil e Fundamental I, trabalharemos com bambolê, cartazes, lendas, historias, brincadeiras, jogos e dinâmicas. Moldada em uma plataforma prática, esta oficina é dinâmica e repleta deatividades.

Oficina III – Literatura Infantil

Direcionado para professores que querem se aprofundar na prática de contação de historias, nesta oficina trago indicações de livros, textos e poesias que possibilitem o educador discutir em sala de aula diversos temas como: preconceito, amizade, amor, atenção, carinho, etc. Vivenciaremos nesta oficina o que chamo de “Poesia e Contação Viva”, pois teremos além de indicações de livros, a leitura dramática de textos, além de técnicas de contação e brincadeiras cantadas.

Oficina IV – A Tecnologia e suas ferramentas – Valorize seu aluno, porque o sucesso é seu!

Os dispositivos eletrônicos e a tecnologia não precisam ser inimigas dos professores. Que tal utilizarmos a tecnologia em nosso favor? Nesta oficina aprenderemos como trabalhar com dispositivos móveis como tablets e celulares além de uma capacitação para o professor produzir projetos digitais. Juntos aprenderemos a manusear as principais ferramentas digitais da chamada Educação 3.0. A tecnologia se bem aproveitada, tem a possibilidade de nos proporcionar acesso ao que antes nem sonhávamos ter conhecimento.

Acabou? não tem muito mais …

O que é o projeto a “Tropa do Riso”

A Tropa do Riso é uma iniciativa criada para levarmos carinho e solidariedade aos carentes e desabrigados. Uma vez a cada dois meses,Tatiane organiza uma visita a algum lar assistencial da cidade de Ribeirão Preto. Na visita, ela nos explica:

Levamos carinhos, atenção, ouvidos e ombros amigos. Contamos histórias e brincamos com crianças carentes ou jovens idosos. Além de levarmos brincadeiras, artes, músicas e carinho, organizamos doações de mantimentos e materiais de uso comum como roupas, sapatos, alimentos, leite e fraldas.

E deixa um recado!

Você gostaria de participar do grupo Tropa do Riso, contate-me para organizarmos a nossa próxima visita. Juntos formaremos uma corrente do bem. Vem você também fazer o próximo mais feliz.

Manhãs de Encantamento

São encontros realizados na parte da manhã, aos finais de semana, combinados pelo grupo do Facebook onde nos encontramos em um parque para contar historias, trocar experiências, falhas e sucesso. Além disso, realizamos o piquenique comunitário onde cada um leva além da sua experiência, um pratinho doce ou salgado. Uma manhã deliciosa, proveitosa e divertida.

Turma da Tia Tati

Gostou né!

Não perca tempo corre-lá na página deles e conheça as datas dos eventos e acompanhe esta Turminha!

https://www.facebook.com/tatianeanzini/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s