Fiz e Aprendi!

Humor no Ensino da Matemática- Tarefas Para Sala de Aula.

Inúmeros estudos revelam que a problemática relaciona-se a fatores ligados ao ensino prazeroso da Matemática, por meio da introdução de jogos pedagógicos e utilização de programas computacionais nas aulas de geometria e trigonometria. Essas medidas têm contribuído na desmistificação de que a Matemática é um bicho de sete cabeças, impossível de se aprender.

A matemática sempre é uma da matérias mais temidas pelos alunos,o mito que se formou a respeito dela é muito forte,a mente dos nossos alunos já esta bloqueada pela ideia de ser a matéria mais difícil.Tal fator é verdade que a Matemática é considerada uma das disciplinas que ocasiona o maior índice de alunos em recuperação e está presente assiduamente nas reprovações.

Resultado de imagem para matemática é dificil

Inúmeros estudos revelam que a problemática relaciona-se a fatores ligados ao ensino prazeroso da Matemática, por meio da introdução de jogos pedagógicos e utilização de programas computacionais nas aulas de geometria e trigonometria. Essas medidas têm contribuído na desmistificação de que a Matemática é um bicho de sete cabeças, impossível de se aprender. A reformulação do ensino da matemática propôs uma série de situações didáticas e novas metodologias na relação ensino-aprendizagem. O surgimento de novos processos educacionais criou um leque de opções, dando liberdade ao professor para mudar sua linha educacional embasado em novas teorias, certificadas e comprovadas.

Resultado de imagem para matemáticaprazerosaTemos que tirar estes mitos a respeito às Disciplinas Exatas não só da sala de aula como da sociedade em geral,você já escutou?

“Só quem é muito inteligente ou gênio consegue aprender estas contas”
“tem que ter um dom ou uma vocação especial para aprender a matemática”
“quem for de humanas, nunca irá dominar exatas”

Para o professor Doraci Gabriel nada disso é verdade,pois sim todos os estudantes são capazes de aprender, aprender matemática, química ou física não é dom, e sim, fruto de um treinamento adequado,os que têm facilidade para humanas ou para exatas possuem a mesma quantidade de neurônios.

Conheci um e-book muito gostoso de se trabalhar,partindo da ideia de trazer para sala de aula uma matemática mais divertida e dinâmica.

7O e-book é um projeto que assume duas ideias fundamentais. Por um lado, assume a importância que o humor tem na criação de um ambiente de aprendizagem que pode impulsionar a motivação para aprender Matemática. Por outro lado, assume que a compreensão do humor e a aprendizagem da Matemática são duas atividades que exigem boa capacidade de raciocínio. Admite ainda que o ensino exploratório da Matemática, baseado no trabalho dos alunos com tarefas matemáticas desafiantes, tem um elevado potencial para a aprendizagem. Nesta medida, surge este livro de tarefas matemáticas de cunho humorístico, que procuram cumprir estas duas funções, ou seja, predispor os alunos para aprender e levá-los a raciocinar sobre situações humorísticas que envolvem conceitos matemáticos.

Este livro, Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula, surge no âmbito do projeto de investigação HUMAT (Humor in Mathematics Teaching), desenvolvido pela Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal), em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Granada(Espanha) e a Universidade de Mendoza (Argentina), com o apoio do Instituto Politécnico de Viseu (Portugal) e do CI&DETS.

Veja uma das atividades retirada do livro.

Capturar.JPG

Muito Bom né! rsrsrrs

Podemos também trabalhar com a construção de tirinhas pedindo para nossos alunos criarem situações que envolvam conceitos matemáticos,uma sugestão interdisciplinar que pode estar em conjunto com português.

O E-book é gratuito:
Humor no Ensino da Matemática: Tarefas para a sala de aula
HUMAT (Humor in Mathematics Teaching)
Luís Menezes, Helena Gomes, António Ribeiro, Ana P. Martins, Pablo Flores, Floriano Viseu, Ana M. Oliveira, Isabel A. Matos, João P. Balula, Véronique Delplancq
Escola Superior de Educação de Viseu (Portugal)

faça o Dowload aqui: ebook_humor_mat

Aproveitem inicio das aulas e motivem seus alunos a gostarem de aprender a matemática!

Deixe uma sugestão de atividade nos comentários ,um abraço e até breve.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s