Fiz e Aprendi!

Google Sala de Aula- Profª Marina Dadalto Candido

Atualmente, tem sido um grande desafio para o professor manter seu aluno interessado, e principalmente, conseguir que o mesmo exercite o que foi aprendido em sala na sua casa.Algumas tecnologias têm surgido para ajudar o professor nessa tarefa, um deles é o Google Sala de Aula (Google Classroom).

Imagine um sistema educacional no qual os alunos estudam os conteúdos curriculares em suas casas só para depois irem à escola encontrar professores e colegas, tirar suas dúvidas e fazer exercícios. Em outras palavras, onde a lição de casa é feita em sala e a aula é dada em casa.

Eis o princípio por trás da metodologia da “sala de aula invertida” (Flipped Classroom, em inglês), que propõe a inversão completa do modelo de ensino. Sua proposta é prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos no conteúdo e melhor utilizar o tempo e conhecimento do professor.

Pensando neste processo a convite do Fiz e Aprendi a nossa amiga  Professora Marina Dadalto Candido traz uma ferramenta maravilhosa desenvolvida pelo Google e nos ensina a utilizar,podemos também adaptá-la se a metodologia de suas aulas não focam o sistema Flipped Classroom ,por fim é uma ferramenta que agrega a vida profissional de qualquer educador.

Bora lá conferir!

Google Sala de Aula- Profª Marina Dadalto Candido

Atualmente, tem sido um grande desafio para o professor manter seu aluno interessado, e principalmente, conseguir que o mesmo exercite o que foi aprendido em sala na sua casa.
Algumas tecnologias têm surgido para ajudar o professor nessa tarefa, um deles é o Google Sala de Aula (Google Classroom).
Mas o que vem a ser o Google Sala de Aula?
Uma ferramenta criada para que o professor possa manter um canal onde ele pode dar recados,incluir tarefas que devem ser realizadas online (meio onde o jovem se encontra atualmente), pode inclusive corrigir tais tarefas, ter estimativas em relação a acertos e erros, publicar conteúdo adicionais, como vídeos, livros, etc, tudo para ajudar o seu aluno.
A ferramenta á gratuita, bastando ter apenas uma conta do GMAIL para utiliza-la. E o melhor é que pode ser acessado pelo computador e também pelo APP.
Como fazer para ter acesso a ferramenta? Primeiro faça login com a sua conta do GMAIL na página do Google, em seguida abrir os apps do Google, clicando no canto superior a direita, conforme indicado na imagem:

sem título

Role até o final das opções e clique no ícone do Google Sala de Aula:

2

Pronto, agora basta ir criando suas salas, que podem ser criadas uma para cada turma.

2

No sinal 6 no canto superior a direita você pode criar a turma que deseja, colocando o nome que lhe agradar. Digite as informações da turma, como nome, sala, seção:

3

Após a turma criada, ela aparecerá na sua tela de início.
Dentro da sala de aula você tem 3 menus em que pode trabalhar.
O primeiro é o mural da sala, parecido com o feed de uma rede social, onde você pode publicar mensagens e também será mostrado as tarefas que foram atribuídas aos alunos.

4

O segundo menu se chama Atividades e serve para que você crie tarefas aos seus alunos,
questionários usando o Google Formulários, e inclusive anexe arquivos diretamente do seu computador ou da pasta do Google Drive criada exclusivamente para a sala.

5

Nas atividades, podemos separá-las por tópicos se for preciso.
Quase toda a interação acontece pelo botão CRIAR. Nele veremos as opções de criar tópicos (submenus para deixar a sala organizadas):

10

Além dos tópicos, podemos criar tarefas apenas com texto, ou linkando vídeos ou sites, e ainda anexando arquivos:

7

Tais tarefas podem ter uma data de entrega, e no botão Criar Tarefa você pode agendar para que ela seja publicada em outro horário.
Tarefa com Teste é similar, tendo como adicional a opção de criar um formulário com perguntas que podem ser de múltipla escolha ou dissertativas.
Pergunta, você cria uma publicação com apenas uma pergunta a ser respondida, podendo ser de múltipla escolha ou dissertativa.
Material é para quando desejamos enviar algo ao aluno como apostilas, etc.
Reutilizar postagem, nesse recurso podemos dentro de uma turma buscar uma determinada postagem de outra turma e publicar, sem a necessidade de criá-la novamente.
Por fim o menu Pessoas será usado para que você inclua seus alunos ou mesmo convide outros professores para participar da turma.

8.jpg

Uma tarefa criada pode ser excluída pelo professor se ele for no menu Atividades e clicar nos logo a frente da tarefa e escolher a opção de Excluir.
Para voltar a tela onde aparecem todas as turmas basta clicar no canto superior a esquerda, ao lado do nome da turma e selecionar Turmas:

9

Uma turma/sala não pode ser excluída, porém pode ser arquivada, clicando nos 3 pontos na parte superior da mesma:

11

Quando uma turma é arquivada, tanto o professor quanto os alunos que foram convidados para ela continuam podendo visualizar o conteúdo lá disponível, porém a mesma não recebe mais nenhuma interação, e passa a aparecer apenas no menu Turmas Arquivas que fica no canto superior a esquerda.
Essa ferramenta do Google é bem simples de ser usada, pode facilitar e muito o envio de trabalhos e tarefas adicionais, além de permitir que disponibilizemos material extra de estudo aos alunos.
Então professores, que tal começarmos a usar a tecnologia a nosso favor?

Aprenda como usar a ferramenta do Google publicando conteúdo e tarefas aos seus alunos.

Biografia:
marina.png
Marina Dadalto Candido é formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Fatec Sorocaba.
Atuou por um período em desenvolvimento de softwares e seguiu para a carreira acadêmica, atuando como professora de Informática do básico ao avançado e treinamento dentro de empresas na área de T.I.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s