Fiz e Aprendi!

O Método Montessori.

O método baseia-se na defesa do potencial criativo da criança, conjugando o desenvolvimento biológico e mental com ênfase no treinamento prévio dos movimentos musculares necessários à realização de tarefas como a escrita.

Maria Montessori Uma das Grandes Mentes do Século XX, é a idealizadora do Método Montessori como é conhecido, é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos.

De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

Os seis pilares educacionais de Montessori são:

  1. Autoeducação: A criança é capaz de aprender sozinha.Com liberdade cada vez maior de escolha, e total liberdade para repetir quantas vezes quiser cada exercício, a criança autoeduca-se constantemente e com sucesso.Por isso, os educadores devem nutrir confiança nas capacidades naturais das crianças, proporcionando o ambiente adequado para que elas possam se desenvolver com maior liberdade e consciência de escolha.

    Esse pilar também considera a importância do uso de materiais e atividades específicas de acordo com a faixa etária, estimulando um desafio de cada vez para que a criança também tenha a chance de perceber (e aprender) com os próprios erros.

  2. Educação como ciência: Montessori era psiquiatra, e começou uma transformação na educação quando desenvolveu o Método da Pedagogia Científica (hoje chamado de Método Montessori),que visa a constante observação dos indivíduos e não meramente na implantação de padrões de regras, punições etc. O foco desse método pedagógico científico deve ser sempre o desenvolvimento da criança.

3.Educação Cósmica:  É perceber que todas as coisas estão profundamente conectadas e dependem umas das outras para existir. Isso permite à criança desenvolver um senso de gratidão para com tudo o que há no mundo e perceber a ordem subjacente à natureza e ao universo, está relacionado à importância de fazer com que a criança aprenda a observar a relação existente entre as coisas existentes na natureza, no universo etc. O objetivo é estimular um senso de gratidão e ao mesmo tempo a elaboração de perguntas (feitas pelas próprias crianças) que favoreçam o desejo constante em aprender.

4. Ambiente Preparado: De acordo com Maria Montessori, envolve oferecer um estilo de vida focado em liberdade, independência e organização. É muito importante que o ambiente “fale” com a criança, seja simples (praticamente minimalista) e contenha objetos interessantes de acordo com a faixa de idade de cada criança,onde tudo seja organizado, oferecido e preparado para a ação infantil, que seja do seu tamanho, simples.

5. Adulto Preparado : Montessori dizia que precisávamos abandonar o orgulho de sermos adultos, e a ira contra a criança que não se conforma às nossas idealizações, planos e vontades. Para ela (em um livro chamado A Criança) é necessário que nós nos humilhemos e passemos a incorporar a caridade em todas as nossas ações para com a criança. O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades. Depois, pela configuração do ambiente e pelas interações, tenta oferecer os meios para que a criança as satisfaça. Esse adulto nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, abstém-se de colaborar sempre que a criança acredita que pode agir sozinha e garante, a todo momento, que sua presença possa ser sentida caso seja necessária.

6. Criança Equilibrada: De acordo com Maria Montessori, toda criança nasce com um guia interior capaz de oferecer todo apoio para o aprendizado em todas as etapas da vida. É fundamental que os adultos busquem conhecer como funciona esse guia interior, fazendo com que as crianças se mantenham emocional e psicologicamente equilibradas. O equilíbrio natural da criança pequena é o único e verdadeiro objetivo de todo o trabalho montessoriano, é aqui que queremos chegar e é daqui que partimos para todo o trabalho educacional.

Vantagens:

  • Desenvolvimento do senso de autorresponsabilidade nas crianças;
  • Aplicação de métodos para o aprendizado personalizado;
  • Ausência de punições severas no ensino montessoriano, que poderiam causar traumas emocionais ou psicológicos;
  • Observação das necessidades individuais das crianças de acordo com a faixa etária;
  • Estimular o senso de correlação entre tudo que existe, proporcionando uma visão de mundo mais abrangente e humana.

Livros que os educadores não podem deixar de ler:

  • O Segredo da Infância (1936);
  • Mente Absorvente (1949);
  • Formação do Homem (1949);
  • Em Família (1951);
  • Pedagogia Científica (1965);
  • A Criança (1984). Com Luíz Horácio da Matta;
  • Educação e a Paz (2004);
  • Para Educar o Potencial Humano (2004);
  • Da Infância à Adolescência (2006).
fonte: https://larmontessori.com/o-metodo/

 

Também achei o vídeo abaixo da Globo News .

Você encontra abaixo um link para mais explicações sobre o método Montessori,lá tem videos também.

o Método -Lar Montessori

 

Não esqueça de comentar , um forte abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: