Saúde

Automedicação

Quem não tem uma “ farmácia particular “ em casa que atire a primeira pedra. Um hábito tão comum quanto perigoso.

Deveria estar assim: Quem não tem uma “ farmácia particular “ em casa que atire a primeira pedra. Um hábito tão comum quanto perigoso.

Parafraseando Paracelso “ Todas as substâncias são venenos; não existe uma que não seja veneno. A dose certa diferencia um veneno de um remédio”, desta forma é possível entender o risco que corremos quando fazemos uso indiscriminado de medicamentos.

Analgésicos orais estão no ranking da automedicação. Estes, se utilizados em associação a alguma outra substância contra-indicada ou se o paciente o faz em doses acima da estipulada nos protocolos de testes, pode ser fatal.

Pesquisas revelam que as dores que mais afetam os Brasileiros são dores de cabeça (42%), dor lombar (41%), dor cervical (28%) e dores nas pernas (26%), responsáveis por grande parcela do consumo indiscriminado de analgésicos orais.

De acordo com a definição da Anvisa, a automedicação ocorre quando há o uso de medicamentos por conta própria ou por indicação de pessoas não habilitadas para algum problema de saúde em geral não diagnosticado ou clinicamente identificado.

A automedicação é um problema muito comum no Brasil e, mesmo com várias campanhas sobre os riscos de se automedicar, ainda há muito o que fazer para conscientizar as pessoas sobre os perigos dessa prática.

A pesquisa também mostrou que aproximadamente 32% da população aumenta a dose de medicamentos por conta própria porque acreditam que isso potencializará a ação terapêutica. Essa prática não tem nenhum embasamento, além de ser muito perigosa para a saúde.

Usar medicamentos sem prescrição de médicos, dentistas e, isentar-se da orientação farmacológica realizada pelo farmacêutico pode resultar em muitos riscos para a saúde. Além dos perigosos efeitos colaterais e outras reações, o remédio pode mascarar sintomas e o correto diagnóstico da doença.

Cabe lembrar que o farmacêutico é o único profissional dotado de amplos conhecimentos relacionados aos medicamentos em todos os aspectos. Por isso, ele oferece informação segura e qualificada às pessoas que o procuram nos estabelecimentos de saúde.

O serviço de atenção e assistência farmacêutica pode melhorar muito a qualidade de vida da população, mas é preciso que tais serviços sejam feitos em conjunto com outros serviços de saúde, sempre uma atuação multiprofissional.

O farmacêutico é um promotor da saúde que auxilia o usuário na automedicação do seu tratamento de maneira efetiva, garantindo uma terapia correta perante as doenças. Ao se tratar de automedicação, o profissional possui uma postura de responsabilidade pelo aconselhamento e realização de um tratamento correto ao usuário, e quando necessário encaminhando o paciente ao médico, ato chamado de automedicação responsável.

Com a devida orientação o usuário irá entender a importância da utilização correta do medicamento e os possíveis riscos que podem ser gerados. Ao entender esta afirmação, o usuário passará a aderir ao tratamento de maneira mais segura e eficaz.

Biografia:

Michele K. B. Machado formou-se em Farmácia, no ano 2000, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Focou seus estudos na gestão de pessoas e, no varejo farmacêutico, onde atuou nestes 18 anos de formação.
Sua responsabilidade profissional e, seu viés social proporcionaram verdadeiros cases de sucesso no cuidado à saúde da comunidade. Sempre pautada em orientações verticalizadas e, socialmente necessárias, contribuiu para a manutenção e geração de cuidado à saúde das comunidades em que esteve inserida.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s