Saúde

DMRI – Degeneração Macular relacionada à idade

Dia 21 de Dezembro tem-se o solstício de verão: o dia mais longo do ano e, consequentemente, a noite mais curta, em termos de iluminação por parte dos raios solares. E, o que isso significa? Que está aberta a temporada de sol, praia, piscina, felicidade, bom humor e, looks arrasadores. Quem não adora um óculos de sol? Além de nos deixar mais estilosos ( função super importante ), seu principal papel é de proteção contra as radiações solares que podem ser altamente nocivas à saúde e ao funcionamento do sistema ocular. Essas radiações podem causar doenças como: catarata, degeneração, pterígeo entre outras.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central e, esta é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.

O surgimento da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) está ligado a fatores genéticos e hereditários, mas questões relativas ao metabolismo e ao ambiente também devem ser levados em conta.

Com o envelhecimento aumentam-se as chances de surgimento da doença. Pessoas de pele e olhos claros são mais propensas, contudo todos os indivíduos com mais de 50 anos podem ter degeneração de mácula.

Muitas pessoas não sabem que têm degeneração macular até que tenham um problema perceptível na visão ou que a DMRI seja diagnosticada durante uma consulta de rotina ao oftalmologista. Nos estágios iniciais, a DMRI não apresenta sintomas, mas algumas pessoas apresentam um embaçamento na visão central, especialmente durante as tarefas como leitura ou costura. Conforme a DMRI progride, algumas manchas podem se formar no campo visual central. A extensão da perda da visão central varia dependendo do tipo de DMRI e, da rapidez para diagnóstico e início do tratamento.

Embora os danos à visão central causados pela DMRI sejam irreversíveis, sabe-se que o diagnóstico precoce e os cuidados com a saúde dos olhos podem ajudar a controlar alguns efeitos da degeneração macular. Hábitos como tabagismo e dieta rica em gordura também favorecem a degeneração da mácula e devem ser evitados. Outro fator que colabora para o surgimento da DMRI é a exposição excessiva à radiação solar, por isso a preocupação com a chegada do verão e a necessidade de proteção correta.

Além de ser um acessório de moda poderoso, os solares protegem nossos olhos de agentes nocivos à visão, como o sol. Compre apenas óculos que possuam proteção UVA e UVB, evite adquirir óculos sem qualidade. O barato pode sair muito caro. Tenham em mente que este é um excelente instrumento para proteção da sua visão, seu EPI diário. Os óculos escuros levam à dilatação da pupila – o cérebro entende que está escuro – consequente há a abertura da íris, proporcionando uma maior penetração da luz ultravioleta no interior do olho. Caso seus óculos não tenham lentes com filtros para raios ultravioleta, sua visão estará ainda mais exposta à radiação, ou seja, é mais seguro (apesar de não recomendado) encarar o sol de frente do que fazer uso de óculos sem lentes de qualidade.

Portanto, se você notou alguma alteração na visão central, tem pessoas na família que sofrem de DMRI ou mais de 50 anos de idade, faça os exames que detectam a doença e visite regularmente um oftalmologista.

 

Biografia:

Michele K. B. Machado formou-se em Farmácia, no ano 2000, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Focou seus estudos na gestão de pessoas e, no varejo farmacêutico, onde atuou nestes 18 anos de formação. 
Sua responsabilidade profissional e, seu viés social proporcionaram verdadeiros cases de sucesso no cuidado à saúde da comunidade. Sempre pautada em orientações verticalizadas e, socialmente necessárias, contribuiu para a manutenção e geração de cuidado à saúde das comunidades em que esteve inserida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s