Psicologia

Escola,Família e a Psicologia uma união inevitável-Isabella Bastos Kawaye

O que precisamos compreender é que a escola representa grande parte (se não a totalidade) do meio social de uma criança ou adolescente.

Abordaremos um assunto que ainda a maioria das famílias evitam,sim acompanhamento psicológico!

Muito bem descrito neste artigo pela nossa convidada  a Psicologa Isabella Bastos Kawaye,seja bem vinda ao nosso blog!

Clínica psicológica e a demanda do Aluno.

“Uma das maiores vivências na área clínica está relacionada ao cotidiano da criança e do adolescente na escola. Infelizmente, queixas como mudança de comportamento, queda no rendimento escolar, dificuldade de aprendizado, dificuldade de concentração/foco, conflitos de relacionamento e bullying são demandas comuns no consultório, entre outras. No caso dos adolescentes, também são comuns as queixas de má influência no círculo social, baixa autoestima, desorganização e dificuldade em conciliar as descobertas desta fase com as responsabilidades.

Os pais ou responsáveis sempre chegam muito preocupados à consulta. Normalmente buscam apoio profissional quando o caso já se agravou e se sentem impotentes diante da situação. É importante ressaltar que, quanto mais cedo obtém apoio, mais fácil e rápido se dá o tratamento. A intervenção preventiva é sempre mais simples e menos danosa do que a remediativa.

O que precisamos compreender é que a escola representa grande parte (se não a totalidade) do meio social de uma criança ou adolescente. É ali que eles se desenvolvem em todos os sentidos (biológico, psíquico e social), portanto, é no ambiente escolar que vemos manifestar toda demanda dos “pequenos”, sejam boas ou ruins: os ganhos, as perdas, as conquistas, as dificuldades, grandes amizades e grandes conflitos, entre outras. Por isso a rotina escolar pode ser muito instável, mas, sem dúvidas, de muito valor. Daí a importância de uma equipe pedagógica preparada para identificar essas demandas (que nem sempre ocorrem de maneira padrão, mas muitas vezes de forma peculiar em cada aluno) e capacitada para intervir da maneira mais efetiva e construtiva. Devido à grande quantidade de alunos, a sobrecarga da equipe pedagógica geralmente é grande e intensa – mas isso será assunto da próxima postagem!

Precisamos nos atentar também, para o fato de que a escola é o lugar onde o aluno reflete suas vivências do ambiente familiar, trazendo consigo uma bagagem de experiências boas e ruins, além de reproduzir comportamentos aprendidos dentro de casa. No consultório de psicologia, o profissional ajuda os pais ou responsáveis a identificarem os pontos de desequilíbrio na vida familiar, pois, provavelmente afetarão a rotina escolar de alguma maneira e o acompanhamento é feito não apenas com a criança/adolescente, mas também com a família. Ajuda também a identificar qual é – de fato – o problema existente (se está no aluno, no meio social, na cultura, no espaço físico da escola, no sistema escolar, nas relações com professores ou alunos, etc); quais são os sintomas (de ordem emocional, comportamental ou neurológica) e as maneiras de intervenção (pode ser que envolva especialistas diferentes). Então começa o tratamento!

Falando da clínica psicológica (quando o aluno tem a oportunidade de fazer o acompanhamento), o processo não costuma ser rápido. Cada criança e cada família demandam um tempo diferente. Alguns atendimentos duram 3 meses, outros duram 1 ano ou muitos anos. Depende de alguns fatores como: grau de complexidade do caso, a qualidade do vínculo estabelecido entre paciente/família e terapeuta, a efetividade das sessões, a capacidade de assimilação/associação, a disposição interna para realizar mudanças, a contribuição de todos os envolvidos.”

 

 

Biografia:

WhatsApp Image 2018-12-08 at 10.26.46Isabella Bastos Kawaye, 28 anos, casada, formada em Psicologia desde 2014 pela Universidade Paulista. Atua na área clínica em Sorocaba-SP, sendo parte da jornada no centro clínico de um convênio médico. Neste local é responsável pela avaliação, acolhimento e encaminhamento de uma média de 23 pessoas (diariamente), com equipe multiprofissional. Outra parte da jornada é realizada em consultório particular, atendendo pessoas acima de 11 anos de idade em processo psicoterapêutico; além disso, ministra palestras sobre temas relacionados à psicologia.

Contato para agendamento de consulta: (15) 99672-0039

Consultório localizado no Jardim Vergueiro / Sorocaba-SP

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s