Projetos

Projeto Hip Hop nas Escolas

Hoje vamos conhecer um pessoal memorável, é a galera do” Hip Hop nas Escolas”!

Todo mundo algum dia na vida já ouvi falar de Hip Hop, mas será que todos sabem o que é a Cultura Hip Hop? O que compõe a sua essência?

Resumidamente, Hip Hop é um movimento cultural norte-americano que tomou força na década de 1970 na periferia de Nova York, tendo como protagonistas as comunidades de imigrantes latinos, jamaicanos e afro-americanos, que sofriam com o descaso político e social e viviam em meio à violência do tráfico de drogas e dos conflitos de gangues. Esse caldeirão de misturas étnicas e culturais, uniu diferentes estilos musicais e diferentes estilos de danças nas chamadas houses parties (festas organizadas em casas), que posteriormente, devido ao crescimento gigantesco do número de frequentadores, foram transferidas para a quadra de uma praça no Bronx, surgindo então as block parties (festas ao ar livre).

No inicio de 1980 a cena acima passa a ter protagonistas/organizadores como DJ Kool Herc, DJ Holywood, DJ Africa Bambaataa, DJ Grand Master Flash e DJ Grand Wizard Theodore. Esses profissionais são apontados como os responsáveis pela origem, desenvolvimento e difusão da Cultura Hip Hop.

Através da organização Zulu Nation, fundada por “DJ Afrika Bambaataa, foi criado o conceito de “elementos do hip hop” que reúne GrafiteDJMCB-boy e B-girl cujo lema é: paz, amor, união e diversão e seu objetivo é dar voz, visibilidade e identidade aos jovens que praticam dança (b-boy e b-girl), pintura/arte (grafite), música (DJ) e composições/poesia (MC).

Acredito que melhor do que elementos, o termo “linguagem” do hip hop é o mais apropriado, pois traduz o que cada artista quer expressar, quer nos dizer.

Carbone aceitou nosso convite e nos contou um pouco sobre a missão do projeto Hip Hop nas Escolas.

O que é o projeto?

“É um projeto que leva além dos 4 elementos do Hip Hop, também leva a literatura, a intervenção poética e a aula de produção de Beats ao vivo! (Levamos o que a escola preferir no dia).
Utilizamos instrumentos como violão, guitarra e bateria, levamos caixas de som para Beats já produzidos e ainda fazemos o tão aclamado pelo público o Freestyle (rima de improviso).
Esse é um projeto que é legítimo, que faz o que for possível pra levar a informação e a cultura para as escolas”.

Quem são os participantes?

Ewe (coletivo contraproposta),Léo Silva (coletivo contraproposta),Lucas Bil (coletivo contraproposta),Bruno (Banda Manifesto3p1),Chicão (Banda Manifesto3p1),Gabi MC MR2 (Preferencial Mcs),Thiago fotógrafo e Carbone.

Como atuam ?

“Somos atuantes no cenário do Hip Hop nas cidades de Sorocaba e Votorantim. Participamos das Batalhas de Mc’s, participamos de eventos beneficentes, fazemos shows pela cidade e interior de São Paulo e assim que podemos estamos indo nas faculdades também.”

Qual missão  do projeto?

“Estimular o interesse do aluno para com a escola onde passa cerca de 200 dias letivos no ano! Estimular o senso crítico, a criatividade que há dentro de cada um, inspirar aqueles que menos tem acesso a informação e cultura.
Damos motivação, fazemos a mente dos alunos e dos professores trabalharem juntos.
Não é difícil você encontrar palavras como perseverança, convicção, sonho, respeito, igualdade, consciência de classe e consciência pessoal. Instigados a ler livros que falam a linguagem deles, falam das coisas que eles passam. O objetivo é fazer o aluno sair da escola diferentemente da forma que entrou, com mais uma meta, com mais coragem, com uma direção, um norte.

O Hip Hop Nas Escolas tenta aperfeiçoar o que as vezes não foi trabalhado em casa seja qual for o motivo.Fazemos o aluno ser participativo no projeto, ajudando a escolher o tema do grafite que será projetado na parede da sua escola, convidamos pra fazer uma rima de improviso, uma batalha, mostrar sua poesia, sua arte.

Fotos dos eventos nas escolas,disponibilizadas pelo “Carboni”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber mais sobre este projeto entre em contato :

Instagram: http://@hiphop_nasescolas

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s