artigos

Gráfico de Setores: Implicações dos Registros de Representação Semiótica para o Letramento Estatístico – Professor Dr. Paulo Cesar de Oliveira

Segundo Duval (2003, p.13), “ao se observar a história do desenvolvimento da
matemática, percebe-se que as representações semióticas foram uma condição essencial para a evolução do pensamento matemático”.

Resumo do artigo.

Este relato apresenta a análise dos registros de representação semiótica, mobilizados e coordenados na atividade escrita de 46 alunos de duas turmas de 7 º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual paulista, envolvidos na resolução de duas tarefas referentes ao uso do gráfico de setores, contidas no Caderno do Professor e do Aluno. Os resultados da análise dos protocolos escritos dos alunos suscitaram discussões sobre o fenômeno de congruência. O foco no conceito de proporcionalidade comprometeu o desenvolvimento do letramento estatístico na compreensão do gráfico de setores. O conteúdo do enunciado das tarefas não promoveu a interpretação dos dados, tampouco a natureza do gráfico estatístico e, sim, os procedimentos matemáticos utilizados na resolução das tarefas.

Leia o artigo completo.

Professor Dr. Paulo Cesar de Oliveira

 

Possuo mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou professor associado da Universidade Federal de São Carlos. Atuo no curso de Licenciatura em Matemática e em dois programas de Pós-Graduação (PPGECE e PROFMAT). Desde 2012 sou líder do grupo de pesquisa GEPLAM (www.geplam.ufscar.br). Desenvolvo pesquisas na área de semiótica, avaliação, letramento (estatístico ou probabilístico) e Estado da Arte. Contato: paulooliveira@ufscar.br ou paulodfqm@gmail.com (Texto informado pelo autor).

currículo lattes em 25/11/2018.

http://Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7516513469811353

site: GEPLAM

Grupo de Estudo e Planejamento de Aulas de Matemática:

http://www.geplam.ufscar.br/coordenacao.html

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: